|
|
Madrid / Barrio de Loranca: iTe queremos! 9ºAno
Nos dias 19 e 20 de maio, os alunos do 9.ºB viajaram até ao país vizinho, à capital espanhola, Madrid! No primeiro dia, começaram a visita pelo Museu Rainha Sofia, onde puderam contemplar, entre outros quadros magníficos, o "Guernica" de Pablo Picasso. No 1.º período, os alunos desta turma tinham recriado esta obra que agora está exposta no Bloco C, da Escola Pedro da Fonseca, no âmbito de um projeto DAC - "Un paseo por el arte", com a orientação do professor Pedro Antunes, de educação visual. Agora, tiveram a oportunidade de ver ao vivo a obra recriada, bem como outras obras de arte de artistas incontornáveis, como Dalí e Miró, entre muitos outros. Visitaram também o centro histórico de Madrid, a zona circundante do Palácio Real e Catedral de Almudena, onde se casaram os atuais Reis de Espanha. Aqui puderam contemplar a grandeza dos edifícios em Madrid! No final do dia, foi tempo de visitar o moderníssimo Estádio Wanda Metropolitano. Incrível a perceção da influência dos portugueses no na história deste clube de Madrid, como é o caso do veterano Paulo Futre e do jovem João Félix. No dia seguinte, concretizou-se o encontro há muito esperado. No IES Barrio de Loranca, nos arredores de Madrid, esperavam-nos ansiosos duas turmas de 3.ºESO (equivalente ao 9.ºano), com as quais já tinham contactado online, nas aulas de espanhol. Esta visita, que teve a troca de experiências no âmbito do eco-escolas, como pano de fundo, decorreu para além das expectativas! Começou, dentro da escola, com apresentações várias dos alunos de ambos os países, falando os alunos de Proença-a-Nova, tanto das atividades desenvolvidas no âmbito do eco-escolas, como é o caso de um trabalho desenvolvido do âmbito da Dieta Mediterrânea, partilhada por ambos os países, como apresentando com muito orgulho a sua vila, bem no centro do país. Os alunos de Loranca, eco delegados do Eco-Escolas, apresentaram o seu projeto inovador de bolsas para sandes, em tecido, para evitar que se usem sacos de plástico. Guiaram-nos numa caminhada ambiental num parque agrário, sustentável, que foi construído em terrenos baldios, no limite urbano de Loranca. Uma horta comunitária experimental, dinamizada pela Câmara Municipal e habitantes da localidade. Ao final da manhã, no Parque do Lago de Loranca, os alunos puderam participar em atividades de imersão linguística, sempre com o meio ambiente e envolvente como tema. Alunos espanhóis e portugueses comunicaram como se há muito de conhecessem, desbravando barreiras linguísticas e culturais, provando que apesar das diferenças entre culturas e território, se conseguem encontrar muitas semelhanças, que mais do que nos afastar, nos aproximam. Não nos largaram e connosco ficaram até â hora de regresso a Portugal, ao final da tarde. Para todos os estudantes, a experiência revelou-se riquíssima! Para nós professores, portugueses e espanhóis, foram momentos de partilha inovadores, com vontade de repetir e tornar este projeto ainda mais rico, com mais tempo! É a terceira vez que o Plano Inovador e Integrado de Combate ao Insucesso Escolar, agora na sua versão 2.0, na medida Conhecer+, da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, permite que os seus alunos contactem com instituições de ensino estrangeiras, neste caso, espanholas, para alargar horizontes, conhecer novas realidades escolares e acima de tudo motivar-se para a aprendizagem. Muito obrigada pela parceria! Os frutos recolhidos são evidentes! Não só os nossos alunos vêm mais ricos, como deixamos um pouco de Proença-a-Nova em Loranca! À minha colega espanhola, Laura Vila, que nunca hesita em partilhar estas aventuras e aos professores do IES Barrio de Loranca que nos receberam tão bem! Gracias! À coordenadora do Eco-Escolas, Madalena Catarino, que partilhou connosco cada momento, obrigada! Ao Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova que nos motiva a dinamizar projetos dinâmicos como este, obrigada! À Câmara Municipal de Proença-a-Nova por todo o apoio, obrigada! iEnhorabuena a tod@s los alumnos! iHabéis sido increíbles! La profe de español, Ana Rita.
|