página inicial

home page

Critérios de Avaliação

 

 

 

 

voltar

Entre a Estrela e a Gardunha

 

No passado dia sete de fevereiro, os alunos do terceiro ano do Curso de Técnico de Turismo Ambiente e Rural, no âmbito das disciplinas de Ambiente e Desenvolvimento Rural e Geografia, participaram numa visita de estudo compreendida entre Manteigas e Alcongosta, uma aldeia do concelho do Fundão. Neste trecho geográfico, visitaram e inteiraram-se do saber-fazer de três empresas de sucesso que possuem a capacidade de transformar recursos endógenos em produtos/ serviços de qualidade, sendo, por esse efeito, reconhecidas nos mercados que exploram e se integram.

Neste contexto, no período da manhã, visitaram a empresa “Burel Factory” sediada em Manteigas, que teve a ousadia de recuperar e de reinventar a produção e a transformação do burel, um tecido de lã, tornando-o num produto de charme em mercados cada vez mais amplos.

Burel Factory

 

Para almoçar e retemperar forças, elegeu-se a cidade da Covilhã.

No período da tarde, a visita rumou à freguesia de Alcongosta, em plena Serra da Gardunha, ao “Natura Glamping” a cerca de 900m de altitude e com uma vista deslumbrante sobre a Cova da Beira, a partir de seis domos geodésicos. Aqui os alunos tiveram a oportunidade de se inteirar de um empreendimento inovador, arrojado e ousado no âmbito do turismo de natureza, tendo como valores a sustentabilidade ambiental, a autenticidade e a sofisticação no saber receber.

Natura Glamping

 

A meio da tarde, rumou-se à cidade do Fundão, para se visitar a empresa “Sabores da Gardunha” que, tal como o nome indica, tem a capacidade de, a partir de conhecimentos ancestrais, criar produtos de qualidade como compotas e bebidas, utilizando produtos regionais com níveis de aceitação crescentes no mercado.

Sabores da Gardunha

 

Com a visita aqui descrita, procurou-se incutir e despertar nos alunos a importância do local e do regional, aliado à capacidade de empreender e inovar, sem nunca descurar a necessária sustentabilidade de qualquer projeto que queiram ver nascer e prosperar.

Para terminar, não podemos esquecer a atenção, a disponibilidade e a cooperação prestadas pelos empreendedores e colaboradores que tão bem nos receberam. O nosso sincero obrigado!

 Os Professores: Daniel Oliveira e Odete Bernardino


topo