|
|
Eu e o mundo: A Ibéria que nos une - Iniciativa 3.9 do PIICIE
Conociéndonos con ciencia
A atividade “Eu e o mundo: A Ibéria que nos une” integra o projeto "Plano Integrado e Inovador de combate ao insucesso escolar" e é cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu). Neste âmbito, e também concretizando um projeto eTwinning iniciado online, os alunos do 9.ºA puderam viver uma aventura de 3 dias – 26, 27 e 28 de abril - em “tierras de nuestros hermanos”.
Dia 1: MADRID Saímos de Proença-a-Nova à hora combinada, e iniciámos a nossa descoberta de Madrid no Museu / Estádio Santiago Bernabéu. Aqui pudemos conhecer a história de um dos melhores clubes de futebol do mundo: Real Madrid. Apreciar os troféus conquistados e pisar o mesmo espaço que pisam os melhores jogadores do mundo converteu-se numa sensação mágica!
Depois de almoço, demos lugar à arte. Que museu fantástico o do Prado! “Las Meninas” de Velazquez ou “David vencedor de Goliat” de Caravaggio foram algumas das obras primas que pudemos ver ao vivo e a cores!
Ao final da tarde percorremos os jardins anexos ao Palácio Real de Madrid e Templo de Debod.
Dia 2: ARANJUEZ IES Domenico Scarlatti. Recebidos muito amavelmente pela parceira do Projeto eTwinning, Laura González Vila, fizemos uma visita guiada pela escola. Assistimos a algumas aulas e participamos no projeto “Conociéndonos con ciencia”, uma Feira de Ciência partilhada com os colegas espanhóis!
À tarde, percorremos Aranjuez, uma cidade verdejante, enfeitada com jardins idílicos, banhada pelo também nosso Rio Tejo. Para este passeio, contamos com o preciosos guias: professoras e alunos do IES Domenico Scarlatti!
No final da tarde estávamos felizes e mais ricos em cultura e saber, com “amistades ibéricas” estabelecidas e promessas de reencontros.
Dia 3: PARQUE WARNER BROS Aqui foi diversão pura! Desde a mais arrojada Montanha Russa ao mágico ambiente proporcionado pela decoração de clássicos da Warner Bros.
Foram três dias FANTÁSTICOS! ¡Amigos de Aranjuez, os echamos de menos! |