página inicial

home page

Critérios de Avaliação

 

 

 

voltar

(programa)

O Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova foi escolhido, em conjunto com mais cinco escolas em todo o país, para receber o projecto Escola Futebol Cidadania.

Este é um projecto de âmbito nacional dirigido aos adolescentes a frequentar o 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico promovido pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, o Ministério da Educação e pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e apoiado pela Federação Portuguesa de Futebol, Portugal Telecom e Panini.

Tem como principais objectivos fomentar a aprendizagem na escola e promover a importância da escola no desenvolvimento humano e da sociedade; desenvolver a prática desportiva como meio de promoção da saúde e do bem-estar; conciliar a actividade escolar com a actividade desportiva; promover a cidadania nacional e europeia; alertar os jovens para os perigos da profissão de futebolista; dinamizar as boas práticas desportivas, o fair-play, a amizade, a tolerância, a diferença, a integração, etc.

Pretende ainda combater a violência, o racismo, a xenofobia, a homophobia e a intolerância no desporto e erradicar o doping.

Assim, no próximo dia 28 de Abril o Agrupamento de Escolas de Proença prepara-se para um dia diferente.

Este projecto, que tem como embaixador o ex. jogador de futebol João Vieira Pinto, tem três componentes. A desportiva consiste na realização de um torneio de futebol 5 misto e decorre da parte da manhã, do qual sairá a equipa vencedora que fica apurada para a final nacional a realizar a 12 de Junho de 2009.

Neste torneio serão ainda seleccionados dois jogadores, um rapaz e uma rapariga, que receberão um troféu como prémio de desempenho.

Da parte da tarde é posta em prática a segunda componente, a informativo/pedagógica, que compreende uma palestra interactiva, moderada por João Vieira Pinto, onde os jovens do agrupamento terão oportunidade de colocar algumas questões sobre a profissão de jogador de futebol.

Para o final da tarde fica reservada a componente lúdica desta actividade que consiste num espectáculo de stand up comedy, do humorista Aldo Lima.

João Vieira Pinto   Aldo Lima


topo