|
|
MAIS UMA VITÓRIA! No dia 3 de Março a nossa escola participou, a nível distrital, no Projeto Parlamento dos Jovens. Vestidos a rigor, entramos confiantes no Cine Teatro Avenida em Castelo-Branco, para defendermos o nosso Projeto, perante uma sala cheia de “jovens deputados”, professores, deputados da Assembleia da República, entre outros. Coube-nos ser os primeiros a apresentar as medidas.
Passado o nervoso inicial, os cinco minutos que dispúnhamos passaram muito depressa, mas conseguimos apresentar muito bem o nosso Projeto. A nossa segunda medida gerou algum burburinho na sala, pois, é, como destacamos durante a sua apresentação, uma medida arrojada, mas soubemos defendê-la. Afinal porque é que um analfabeto pode votar e um jovem de 16 anos, com uma escolaridade de 10º, 11º anos, não o poderá fazer? (aceitam-se mais contra-argumentos, afinal já estamos habituados!)
No final do dia duas surpresas nos esperavam. Primeiro, a nossa escola foi eleita por 14 votos, e o “deputado” Eurico Lourenço foi eleito o porta-voz distrital, também com 14 votos. No final de tudo isto, o eleito porta-voz distrital, Eurico Lourenço, tem um desabafo muito especial, que eu gostaria de partilhar com vocês: “Nesta sala, não há ninguém tão orgulhoso do que eu por ter ganho, porque, assim, vou ter a possibilidade de representar o meu distrito na Assembleia da República.” As professoras coordenadoras do Projeto: Ana Isa Louro Paula Alexandra Dias |