página inicial

home page

Critérios de Avaliação

 

 

 

voltar

VISITA DE ESTUDO À OGMA

No passado dia 8 de Maio, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica, da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, acompanhados pelas professoras Carina Duarte e Patrícia Nobre, efectuaram uma visita de estudo à OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal e à Casa do Futuro, ambas na Cidade de Lisboa, a partida da escola aconteceu por volta das 06:40h. A visita decorreu no âmbito das disciplinas técnicas, onde foram lecionados módulos relacionados com as temáticas abordadas.

Durante a viagem com destino a Lisboa, alguns alunos apesar do sono, iam conversando com os colegas e com as professoras acompanhantes, enquanto outros aproveitavam para dormir. Entretanto fizemos uma paragem na estação de serviço onde houve a oportunidade de tomar o pequeno-almoço que os alunos traziam e apanhar o ar da região, e retomou-se logo a viagem. Depois de uma longa viagem, chegou-se ao local da visita (a OGMA) 20 minutos antes do que estava previsto, no qual tivemos de esperar até que chegasse a hora da nossa visita.

Fomos recebidos à entrada da empresa (OGMA), onde nos foi dada uma rápida explicação histórica da mesma. A 1918, é uma empresa portuguesa dedicada à fabricação e manutenção de componentes de aviação. Entre os seus serviços, destacam-se a manutenção dos aviões militares, das aeronaves comerciais etc.

Concluindo a visita à OGMA por volta das 12h, decidimos ir almoçar. O tempo passava velozmente e ainda tínhamos a Casa do Futuro na nossa agenda.

Depois de estarmos com as baterias carregadas, por volta das 14:00h, retomamos com o que estava previsto na nossa agenda, ou seja, a nossa visita à Casa do Futuro.

Logo à chegada da Casa do Futuro, fomos guiados por uma senhora que iniciou por explicar a história daquela casa.

A casa do futuro é uma iniciativa da Fundação Portuguesa das Comunicações. Esta é uma casa que adapta as novas tecnologias ao serviço das pessoas com necessidade especiais, mas não só, é um espaço que está adaptado de modo a que todos os membros da família se sintam integrados, quer sejam crianças, pessoas com limitações motoras, sensoriais ou apenas com as condicionantes normais a quem é mais idoso. É uma casa para todos.

Passamos por todas as divisões que constituíam a casa, inclusive no famoso “Quarto da Avó”, um quarto equipado com as novas soluções tecnológicas, de modo a permitir a independência, comunicação e a interação com os restantes habitantes da casa. Ficamos muito encantados com as experiências vividas na OGMA e na Casa do Futuro.

Terminadas as visitas, iniciamos a viagem de regresso num ambiente já mais fresco e animado, comendo e bebendo o que sobrara dos mantimentos levados de casa.

Foi uma visita que foi brindada com um tempo impecável que nos acompanhou durante toda a viagem, aliado a um espírito divertido, curioso e ansioso, chegando à nossa escola por volta das 18:15h.

Eugénio Palanga – 11º T.M.


topo