página inicial

home page

Critérios de Avaliação

 

 

 

voltar

¡Una aventura en

Valencia de Alcántara!

Nos dias 4, 5 e 6 de junho fomos a Valência de Alcântara visitar os nossos amigos do IES Loustau-Valverde!

Fomos muito bem recebidos numa sessão de boas vindas, onde assistimos a um vídeo no qual pudemos rever as fotos do nosso primeiro encontro e aprovamos o “MANIFIESTO DE JÓVENES IBÉRICOS/MANIFESTO DE JOVENS IBÉRICOS - IES Loustau-Valverde/Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca”, que no final da manhã foi lido ao “Alcalde” de Valência de Alcântara, que nos recebeu no “Ayuntamiento”. Ainda durante a manhã, fizemos uma visita guiada ao Instituto e deliciámo-nos com as iguarias preparadas pelo Curso de Serviço de Mesa e Restauração daquele Instituto. À hora de almoço, esperávamo-nos uma Tortilha no Albergue de San Puerto Roque, onde ficámos comodamente instalados. No final do dia, percorremos Valência de Alcântara através de um divertido pedipaper!

No segundo dia de estadia: aulas! “Mates” e “Lengua Española”. E nem sabíamos o que nos esperava… UMA AULA DE MECÂNICA! Mudamos pneus, soldamos, fizemos serviço de bate chapas e até praticamos a pintura automóvel!

Dançamos ao som de “moving”, uma coreografia preparada para celebrar o dia do ambiente! Aprendemos a elaborar aviões em papel reciclado, que depois atirámos no pátio para ver qual chegava mais longe!

Depois de almoço, e depois da “siesta”, foi dado lugar ao desporto! No Pavilhão Municipal jogámos lacrosse, râguebi e futsal. À noite, vimos as estrelas num “Taller de Astronomía”!

No último dia, começamos com malabarismos, tivemos uma aula de biologia, travamos conhecimento com outra turma de Português e fizemos acrobacias com exercícios de Acrosport! No final, escrevemos REALCE como atividade simbólica do projeto que nos uniu! Antes da partida presentearam-nos com um belo almoço tipicamente espanhol: “Paella”, para o qual os Encarregados de Educação dos nossos “compañeros” contribuíram com as entradas e sobremesas!

No final… a despedida com promessas de um futuro reencontro num dos lados da fronteira! Dizia-me um jovem participante espanhol: “Foi tudo tão bom! Gostamos tanto de vos conhecer, são muito boas pessoas! Adoramos estar em Proença e desde que regressamos que contávamos os dias para nos revermos”. Os vinte alunos de Proença-a-Nova regressaram com o coração cheio de experiências únicas que para sempre recordarão! No autocarro diziam: “Voltamos para trás, professora?”; “Gostamos muito… queríamos ficar mais tempo…”

Os blogs que dinamizamos (www.tallerenhorabuena.blogspot.com e www.realce3A.blogspot.com) permitem-nos encurtar distâncias e manter o contato!

Obrigado a todos os que tornaram possível esta experiência que, sem dúvida, nunca esqueceremos!

A Coordenada do Projeto, Ana Ruivo


topo