página inicial

home page

Critérios de Avaliação

 

 

 

voltar

¡Nuestros hermanos

vinieron a visitarnos!

Entre os dias 23 e 25 de abril, acolhemos um grupo de alunos espanhóis, estudantes de Língua Portuguesa, no âmbito de um intercâmbio escolar promovido pelo projeto Realce, uma cooperação transfronteiriça entre Espanha e Portugal.

Foram três dias intensos, em que duas culturas tão próximas, mas tão distintas se entrelaçaram e demonstraram ter muitos pontos comuns.

Os vinte alunos do 8º ano envolvidos no projeto receberam calorosamente os seus parceiros espanhóis, dezassete alunos do 3º A, do IES Loustau Valverde de Valência de Alcântara. Depois das apresentações, os alunos portugueses mostraram um pouco da sua realidade escolar, levando-os às suas aulas. Um especial bem-haja aos professores que neste dia tiveram turmas bastante sui generis.

No final da tarde, teve lugar o desporto, com a preciosa colaboração dos professores de Educação Física. A disputa de um jogo de futsal entre duas equipas ibéricas foi bastante animada, pautada por um elevado fair play!

No dia seguinte, rumo à descoberta! Na Aldeia Ruiva os alunos ibéricos praticaram “Arvorismo”! Muito audazes saltitaram de árvore em árvore, através de um sinuoso percurso! Os que não se perderam, lá se conseguiram orientar num divertido Jogo de Orientação, desbravando caminhos, respirando o melhor ar que esta terra pode dar.

À tarde, a Floresta puderam descobrir no Centro de Ciência Viva! Fizeram sabonetes, que todos puderam trazer de “recuerdo”.

Chegados a Proença-a-Nova, eis que faltava conhecer a vila. Assim, sob a forma divertida de um enigmático peddy paper, quatro equipas com nomes curiosos (Hermanos Bolacha; Los Sibilios; Portuñoles e Portunhóis) percorreram toda a vila! Ganharam os “Portunhóis”, mas sem dúvida que todas as equipas ficaram a ganhar com tão curioso percurso.

À noite, alunos e professores envolvidos puderam deliciar-se com uma apetecível mostra gastronómica gentilmente cedida pelos Encarregados de Educação dos alunos portugueses, que também estiveram presentes no jantar, envolvendo-se desta forma na dinamização da atividade. Este jantar não teria sido possível sem a colaboração efetiva da equipa da cozinha da escola, que confecionou uma boa parte do mesmo. Depois de jantar, houve um karoke que animou o encontro ibérico.

Alunos e professores envolvidos não quiseram deixar de se agradecer mutuamente pelo sucesso da atividade durante a qual tiveram a oportunidade de conhecer realidades diferentes que muito contribuem para uma efetiva aprendizagem das línguas e culturas que estudam. A Diretora do Agrupamento de Escolas finalizou os agradecimentos, enaltecendo a contribuição de todos os que tornaram possível a consecução das atividades.

A Coordenadora do Projeto, Ana Ruivo

El primer contacto

Sessão de boas vindas

Os professores ibéricos! Mercedes, Luís e Ana Rita.

Los equipos de la copa Ibérica…

No final, todos foram vencedores!

E cá estão todos animados para a saída de campo!

Arvorismo

A fazer sabonetes no CCVF!

Descobrir a floresta!

E os “Portunhóis” ganharam o Peddy Paper!

Deliciosas iguarias!

E todas as equipas do Peddy Paper tiveram um prémio especial: Cantar no Karaoke!


topo