página inicial

home page

Critérios de Avaliação

 

 

 

voltar

BOCCIa

A equipa de Desporto Escolar “Adaptado”, nas suas atividades físicas e desportivas de carácter recreativo, de formação e de orientação desportiva inclui o jogo Boccia. Este jogo assume-se de grande interesse para a reabilitação a nível recreativo e competitivo.

Os nossos atletas deslocaram-se a Penamacor para defrontar a pequena equipa local da Escola Ribeiro Sanches. O jogo decorreu de forma amigável e os nossos opositores ganharam por um pedacinho assim. A Carla, o Tiago, o Lisandro e o Fábio foram justos vencedores. Muito porque o Fábio é o nosso Fábio e fez um jogão. Viu-se a qualidade do pessoal do Pinhal.

Ganhamos todos em alegria, companheirismo e apresentação. A nossa equipa tem um equipamento de camisola laranja graças aos nossos amigos: Caixa Geral de Depósitos, OutSystems e Junta de Freguesia. A Câmara Municipal contribuiu com t-shirts. A todos o nosso muito obrigado. Levaremos longe o nome e a grandeza destes amigos.

 

No decorrer da tarde deu tempo para o lanche e para visitar a escola: pudemos observar a horta pedagógica e a “casa do gravatinha e amigos”, a minicarpintaria, o exterior da estação meteorológica e o espaço de recreio.

 

O próximo encontro ficou agendado para o dia vinte e um de março, pelas 15h, no Pavilhão municipal de Proença-a-Nova.

 

Um pouco da História Boccia - Um jogo de "atirar bola ao ar"

Os primeiros sinais de existência deste jogo remontam a alguns séculos antes de Cristo, a um túmulo de um jovem faraó egípcio onde foram descobertas 2 bolas de pedra um pouco maiores que as bolas de ténis, próximas de uma bola mais pequena que deveria ser usada como bola alvo.

A este primeiro testamento histórico juntar-se-á mais tarde o contributo dos gregos e dos romanos ao jogarem este jogo, agora com bolas em pele. O Boccia chegou mesmo a fazer parte dos jogos olímpicos dos gregos, como forma de divertimento, identificando-se como um jogo de "atirar bola ao ar".ot;.

Há também dados da introdução do jogo na costa florentina no séc. XVI pela aristocracia italiana mas tudo aponta no sentido de terem sido os romanos que trouxeram o jogo do sul de França na qual ainda hoje se pratica a conhecida petanca.

Assim durante séculos as pessoas juntaram-se nas ruas, nos parques, jardins para jogar Boccia sobre vários nomes: es: es: bochs, boulle, petanca, bowling e outros.

O Jogo

O objectivo do jogo é a marcação do maior número de pontos através do lançamento de séries de 6 bolas em direcção a uma bola alvo.

As bolas em número de 13 são: uma de cor branca que corresponde à bola alvo, 6 de cor azul e 6 vermelhas. As bolas são duras, mas revestidas a pele, possuindo a características de poderem ser agarradas e lançadas por pessoas com dificuldades de preensão.

É jogado numa superfície lisa e regular, num rectângulo de 12,5 x 6 m possuindo no topo 6 caixas de lançamento de 2,5m x 1m a partir das quais os jogadores executam os lançamentos.

O jogo inicia-se após sorteio por moeda ao ar para escolha das bolas. A primeira bola a ser jogada é a branca que será seguida de uma bola vermelha lançada pelo mesmo jogador.

O desenrolar do jogo é muito simples e assenta num principio quem está a perder (está mais longe da branca) é que joga a seguir. Assim quem joga a bola branca (e desde que esta fique dentro da zona válida de campo) lança também a primeira bola de cor, a seguir joga o outro lado e depois joga sempre quem está a perder.

(Informação retirada de http://www.apc-coimbra.org.pt)


topo