página inicial

home page

Critérios de Avaliação

 

 

 

voltar

DIA DE REIS

No dia onze de Janeiro, os alunos da sala b4, os seus professores e assistentes assinalaram os Reis. O dia começou com a visita do nosso amigo bibliotecário Nuno Marçal (ver http://opapalagui.blogspot.com/) que com os amigos do 10ºC partilhou algumas das recolhas orais feitas junto dos mais velhos na aldeia dos Carregais. O professor Mário partilhou a experiência musical associada às várias quadras.

Seguiu-se a confeção do Bolo Rei.

Em bolo ganhador não se mexe. E assim repetimos a receita do ano passado.

No dia anterior, encomendamos os ingredientes à cozinha, fomos às compras e preparamos os frutos secos e as frutas cristalizadas.

A Cristina, em casa, fez a massinha com o fermento de padeiro, farinha e água. Envolveu-se o açúcar, os ovos, a farinha e uma mistura secreta de bebidas. Acrescentou-se os frutos secos e ficou a levedar enquanto fomos almoçar.

Depois tendemos os bolos nos tabuleiros. Decoramos dando largas à imaginação pincelando com ovo batido, colocando os frutos secos e cristalizados. Repetimos a decoração com compotas de vários frutos. Ficaram lindos.

Fomos à Panificadora Bernardo cozer nos seus fornos.

Ainda quentinhos pincelamos com geleia de marmelo e morango e ainda uns pozinhos de açúcar em pó. Ficaram deliciosos.

Chegados à Escola, conforme combinado, fomos visitados pelos alunos de música que nos cantaram as Janeiras. Foram os primeiros a provar. Estávamos aprovados. Fizemos a degustação na Sala de Professores onde não faltou o presépio, o musgo, as velas e a chegada dos três Reis Magos. Para acompanhar o Bolo Rei não podiam faltar as nossas infusões. Os alunos presentearam os pais levando um Bolo Rei.

Todos manifestaram o seu agrado. Apreciação global: satisfez bastante.


topo