página inicial

home page

Critérios de Avaliação

 

 

 

voltar

Magusto na nossa Escola

A manhã apresentava-se um pouco cinzenta. As nuvens teimavam em não deixar o sol aparecer para se poder dizer “É o verão de S. Martinho”.

Mesmo assim, em grupos, professores, alunos e assistentes operacionais saíram da escola e dirigiram-se ao local onde se iria realizar o magusto.

Assaram-se as castanhas numa grande fogueira, fizeram-se brincadeiras, realizaram-se jogos e ainda houve tempo para crianças e adultos se enfarruscarem uns aos outros.

Foi uma manhã diferente para todos, principalmente para a pequenada que assim pôde festejar o tradicional dia de S. Martinho.

Tudo isto foi possível graças à Associação de Pais que, em colaboração com a Câmara Municipal e com o apoio dos professores de Educação Física, proporcionaram a todos os alunos do Centro Educativo uma manhã bem divertida.


topo

 

Magusto no Jardim de Infância de Moitas

No dia 11 de novembro de 2011,pelas 14.30h, as crianças do jardim de infância de Moitas fizeram o magusto, em conjunto com os encarregados de educação e também esteve presente o professor João Paulo do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova. Antes de se dar inicio ao magusto, as crianças fizeram uns saquinhos com pacotes de leite escolar, para colocarem as castanhas. Depois de decorados, ficaram muito engraçados. Quando todos os intervenientes estavam presentes começaram-se a assar as castanhas no assador do senhor Vitor, pai da Inês, uma vez que estava a chover. Seguiu-se uma dança de roda, em que as pessoas iam passando as castanhas de mão em mão e quando a canção terminasse, quem ficasse com a castanha ia para o meio. A canção foi pesquisada na internet, sendo escolhida pelas crianças e que dizia assim:

Uma bola com piquinhos

Tem lá dentro uma castanha

Passa a mim, que eu passo a outro

Vamos lá ver quem ganha.

 

Vamos assar as castanhas

E o magusto fazer

Depois da roda acabar

Tudo pronto para comer.

 

Vai ao meio quem ficou

Com a castanha na mão

S.Martinho venha cá

Cantar-nos esta canção.

Depois comeram-se as castanhas com muita alegria e satisfação. Seguiu-se um lanche convívio, com as coisas que os encarregados de educação trouxeram de casa. Houve um bom convívio entre os presentes e mais um ano se manteve a tradição da realização do magusto. Na sequência desta atividade as crianças confecionaram rebuçados de castanha, no jardim de infância. Ficaram deliciosos. Os que restaram foram levados para casa para os familiares provarem.

A educadora de infância

Helena Silva


topo