página inicial

home page

Critérios de Avaliação

 

 

 

voltar

Visita de estudo a Lisboa

(Hotel Ritz e Assembleia da República)

No dia 10 de Fevereiro, pelas 8:00 horas, a turma de CEF-SM deslocou-se à cidade de Lisboa para visitar as instalações do Hotel Ritz e assistir a uma sessão plenária do Parlamento.

À chegada ao hotel, fomos recebidos pelo Encarregado, Sr. Leonel Correia,  que nos mostrou, em primeiro lugar, o Restaurante Varanda onde tomámos conhecimento da oferta disponível à Carta e em  Bufete. De seguida, foram apresentadas as Salas de Banquetes Salão Nobre e Fernando Pessoa, bem como explicada a diferença entre elas e a finalidade preferencial dos clientes. Seguidamente, os intervenientes colocaram protecções para visitar as áreas de produção alimentar, Cozinha. Nesta zona, visitámos a área fria, Garde Manger, seguida da pastelaria, padaria, casa de chocolate e cozinha quente. Finalmente, foi visitado o Room Service e explicado, no local, o layout  e os serviços  disponibilizados nesta secção. Ainda houve tempo para fazer uma visita rápida ao Piano Bar e à área pública do mesmo. Os agradecimentos pela visita e pela entrega de lancheiras com o almoço take away, a cada um dos visitantes culminou esta visita.

Posteriormente, dirigimo-nos ao Jardim Eduardo VII, onde degustámos o nosso almoço e aproveitámos um merecido momento de descontracção, antes de darmos continuidade à nossa visita de estudo.

Por volta das 13:45 min, deslocámo-nos até às escadarias da Assembleia da República, onde nos deparámos com a Guarda de Honra. Para satisfazer a nossa curiosidade, acabámos por conversar um pouco com eles, questionando-os sobre a profissão que exerciam. Posteriormente, e já no interior do edifício, fomos revistados pelas autoridades policiais, o que nos surpreendeu muito. Seguidamente, entrámos nas galerias e tomámos conhecimento das regras e comportamentos a seguir. Decorria então, um debate aceso entre o líder da bancada parlamentar do PSD, o Dr. Miguel Macedo e o Primeiro Ministro, o Eng. José Sócrates. Foi muito emocionante ter a possibilidade de ver, ao vivo, figuras públicas e os mais altos signatários do governo.

No fim da tarde, regressámos à nossa escola.

Foi uma visita muito esclarecedora e interessante que nos permitiu alargar conhecimentos ao nível das práticas na Hotelaria e na Restauração; proporcionou-nos, também, usufruir de uma experiencia única como cidadãos de uma sociedade democrática. Contudo, seria injusto não referir que os momentos de convívio, especialmente nas viagens, serão momentos para mais tarde recordar!


topo