página inicial

home page

Critérios de Avaliação

 

 

 

voltar

Diário da nossa Visita de Estudo

8 de Fevereiro de 2008

São 8:30, é hora de partir, estamos ansiosos.

Somos cerca de 60 alunos do 9.º ano acompanhados pela professora de ciências: Prof.ª Madalena Catarino, os professores de físico-química: Prof. Jorge Santiago e Prof.ª Paula Mendonça e a professora de Inglês Olinda Soares.

São 10: 30, acabámos de chegar à universidade de Coimbra onde as professoras Isabel Gomes e Anabela Martins já nos esperam; como chegámos um pouco atrasados, não há tempo para o pequeno-almoço, a visita ao departamento antropológico tem de começar.

O antropológico expõe uma vasta colecção de objectos e artefactos da antiguidade oriundos de países como Angola, Macau, S. Tomé e Príncipe, etc.. A funcionária do departamento guia-nos ao longo da visita e explica detalhadamente a origem e significado de cada colecção. Uma vitrina camuflada por um pano desperta a atenção, curiosos decidimos informar-nos e a guia explica-nos que se trata de uma múmia, a qual tivemos oportunidade de observar.

De seguida estava planeado visitarmos o departamento botânico, mas como estamos todos com uma certa fome e são horas de almoço, vai ter mesmo de ficar para depois.

Depois de um bom almoço, estamos prontos para a visita ao departamento botânico. Aqui estão expostos embriões humanos, um crânio, animais embalsamados, seres que nasceram com malformações, etc.

Próxima paragem - Jardim botânico (para alguns a melhor parte da visita).

Vamos começar por observar várias espécies de plantas que se encontram dentro de estufas, uma figueira colossal e ainda uma floresta de bambus.

Depois de um pequeno lanche dirigimo-nos para o laboratório Químico. Uma pequena caminhada e aqui estamos nós, começamos por assistir a uma pequena explicação do surgimento do museu da ciência ou laboratório Químico e começamos por observar uma sala com alguns animais em exposição, de seguida estamos então numa sala de exposição onde é possível observar ao microscópio ovos de rã, espermatozóides de animais e onde está também uma réplica do balão dos irmãos Montgolfier que nos permite observar o seu trajecto.

A próxima sala é a sala de experiências ou o laboratório onde fazemos experiências com o espectro luminoso, circuitos electrónicos observar mais uma vez ao microscópio, vemos ainda os fornos onde eram preparadas as reacções químicas e onde eram feitos os estudos dos elementos químicos.

Termina aqui a nossa visita de estudo, com 5 minutos para comer qualquer coisa antes de partirmos de regresso a Proença-a-Nova. 

Rafael Cardoso (9ºA - Nº18)

topo