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Olimpíadas de Física A Sociedade Portuguesa de Física (SPF) organiza anualmente as Olimpíadas Nacionais de Física e promove a participação de uma equipa portuguesa na International Physics Olympiad (IPhO) e na Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF). As Olimpíadas de Física têm por objetivo incentivar e desenvolver o gosto pela Física nos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, considerando a sua importância na educação básica dos jovens e o seu crescente impacto em todos os ramos da Ciência e Tecnologia. Para chegar à fase nacional é necessário passar pela etapa escolar e regional. A etapa escolar é da inteira responsabilidade da escola e a etapa regional é organizada pelas Delegações Regionais da SPF, na zona Norte, Centro, Sul, Madeira e Açores. Em cada etapa os alunos realizam uma prova prática e uma prova teórica.
A escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca participa anualmente nas Olimpíadas levando três alunos à fase regional, porém, apenas este ano conseguiu chegar à fase nacional. No passado dia 29 de abril, eu, Luís Lourenço, e os meus colegas Marcos Esteves e Miguel Pedro, do 11ºA, participamos na fase regional, no Departamento de Física da Universidade de Coimbra. De manhã realizamos das provas e à tarde, após uma visita ao Jardim Botânico e ao Museu da Ciência, decorreu a entrega de prémios. Ninguém estava à espera, mas Proença levou a medalha de bronze e de prata. Eu e o Miguel passamos à fase nacional. A fase nacional decorreu a 3 de junho, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde, apesar de não termos conquistado medalhas, passamos ambos à fase seguinte. Os vinte melhores, onde estamos incluídos, frequentarão, no próximo ano, o projeto Quark!, e têm ainda a oportunidade de passar às Olimpíadas Internacionais de Física (IPhO) e às Olimpíadas Ibero-americanas de Física (OIbF). Na fase regional participaram também três alunos do 3º ciclo da nossa escola que infelizmente não passaram à fase nacional.
Para nós, esta foi uma experiência muito boa. As provas foram um verdadeiro desafio, de um nível superior aos exercícios que fazemos na escola permitindo-nos testar os nossos conhecimentos. Foi também uma oportunidade para conhecer a universidade e outros jovens da nossa idade de todo o país com um interesse semelhante: a área da Física. Além disso, ao frequentar o projeto Quark! teremos a oportunidade de estudar Física e Matemática de um nível mais avançado que será uma oportunidade para aprender mais.
Resumindo, foi uma experiência fantástica que estimulou ainda mais o nosso interesse pela física e que nos poderá ser muito benéfica numa futura entrada para a universidade. Luís Lourenço, 11ºA |