página inicial

home page

Critérios de Avaliação

 

 

 

voltar

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

VIª Oficina: As Plantas Aromáticas e Medicinais na Alimentação

“O VALOR DAS AROMÁTICAS E DAS LEGUMINOSAS”

 

No Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de outubro de 2015, sexta-feira realizou-se uma Iniciativa do Projeto Escola BioAromas em conjunto com os nossos parceiros, Câmara Municipal de Proença-a-Nova, Centro de Ciência Viva da Floresta e Escola Superior Agraria de Castelo Branco, inserida no Plano de Atividades da Escola.

Aconteceu a VI oficina dinamizada pelo amigo Chef Rui Lopes com a participação dos alunos que frequentam a sala B4 – Sala de Apoio à concretização dos Currículos Específicos Individuais. Foram atingidos os objetivos a que nos propusemos:

- A promoção da utilização de PAM – Plantas Aromáticas e Medicinais na alimentação, fomentando a confeção e degustação de ementas e doces aromáticos.

- Dar a conhecer o projeto BioAromas.

- Planificar e Organizar todo o processo da confeção e amostra dos produtos.

- Estabelecer relações inter-pessoais, partilha e incentivar para atividades pré-profissionais.

O dia começou cedo e com a ajuda preciosa dos técnicos e responsáveis do Centro de Ciência Viva.

O laboratório converteu-se numa verdadeira cozinha de preparação de alimentos, para que à tarde as iguarias estivessem prontas a confecionar.

Para recordar descreve-se a ementa. Como aperitivos, legumes palitados com creme de Chícharo, Pera abacate e Pimentos secos e três cremes de grão de bico com três aromáticas em separado: Cebolinho, Manjericão ou Orégãos.

Para a sopa um Creme de feijão preto com rama do aipo e tomilho serpão adicionadas no final. Nos Pratos principais, o de peixe: Quinoa de bacalhau com grão de bico, com hortelã, salsa e louro (sem o veio). O prato de Carne: Espetadas de Borrego. Foi marinada a carne, pelo menos duas horas, com uma mistura de iogurte grego natural, paprika, sumo de limão, curcuma, coentros, hortelã, orégãos, salsa, alfazema, poejo, tomilho-limão, sal e pimenta. Grelhada e acompanhada com molho de iogurte grego natural, 1 colher de chá de mel, 1 colher de chá de mostarda, cebolinho e manjericão picados, sal e pimenta (ou umas gotas de piripiri).

Para acompanhamentos tivemos a Esmagada de batata doce assada, com favas sem pele guisadas com alho ralado, tomate muito picadinho, tomilho, paprika e cogumelos. Uma Salada de feijoca com pimento vermelho, pimento verde e pimento amarelo, tomate-cacho, pepino. Todos em rodelas finas.

Tudo disposto em cima de beldroegas com flores de capuchinhas/chagas e pétalas das maravilhas. Acompanhado com um molho de amendoim: amendoim torrado triturado com um fio de azeite, manjericão, sal e pimenta.

Ainda uns Pasteis de feijão-frade: Triturados no robô de cozinha, com uma cebola e dentes de alho, obteve-se uma papa fina e fofa. Com gengibre ralado, sal e dois ovos. Batido até quase duplicar de volume. Feitos os pasteis com uma colher de inox (tipo pastel de bacalhau ou panqueca, como preferir) e fritos em óleo quente.

Não faltou o Pão, de batata doce com pele, farinha de grão de bico, farinha de centeio, farinha de trigo, fermento de padeiro diluído num pouco de leite. Tudo bem amassado e aromatizado com flor de capelas e com sementes de abóbora, de girassol, chia... Feitas as bolinhas individuais e assadas ao forno, que bom que estavam.

Para Bebida fresca: - “A Medronhada” com medronhos triturados e coados, sumo de limão natural e manjericão muito picadinho, raspa de limão e tomilho-limão.

Na sobremesa os Doces: Brigadeiros de alfarroba. As bolinhas envoltas em guarnições como: sementes de sésamo, amendoim ou pistácios triturados, paprika fumada... ficaram deliciosas à vista e ao palato.

E ainda uma Coalhada de leite de cabra com diospiro e mel. Polvilhada com pistácios ou amendoim triturados e no final Hortelã pimenta picadinha, servidos em copos ficou deliciosa.

A noite terminou com a sempre animada cavaqueira e partilha de outros saberes entre os trinta e seis amigos presentes. Todos se manifestaram agradados pelo sabor e aproveitamento das leguminosas, bem como pelas palavras sabedoras do grande comunicador que é o chefe Rui.

Gratos pela amizade manifestada, somos os alunos e professores BioAromas.

 

 

 

No dia 16 de outubro, participei na VI oficina do BioAromas e comemorei o dia Internacional da Alimentação, com a cozinha ao vivo com o chef Rui Lopes. O tema foi: “Plantas Aromáticas e Medicinais na Alimentação” - O valor das Aromáticas e Leguminosas.  

Com os meus colegas e professores começámos a preparação da atividade no dia 12, quando recebemos, via mail, do chef Rui a lista dos ingredientes e dos utensílios a usar. Lemos na aula e fomos divididos em grupos e cada grupo tinha a sua lista para adquirir os seus ingredientes.

No dia 13, fomos então ao Intermarché para comprarmos os ingredientes, mas como não havia tudo o que queríamos, tivemos de encomendar.

No dia da atividade fui com o professor Miguel às 10h30 para o CCVF - Centro Ciência Viva da Floresta ter com a professora São e com o chef Rui Lopes para os ajudar. Estive na cozinha a preparar o espinafre, a cortar as folhas com uma tesoura para um alguidar. Almocei com a eng. Edite, com a professora são, o chef Rui e o professor Miguel na esplanada do Centro: arroz com lentilha rosa aromatizada com alfazema, aipo e coentros que era uma delicia. Gostei muito. Na parte da tarde, ajudei a pôr as cinco mesas com oito lugares cada uma, pus os pratos, dobrei e coloquei os guardanapos cor de laranja do lado direito de cada um. Levei as trinta taças com as plantas, flores, especiarias e frutos secos para a bancada de trabalho do chefe. Ajudei a professora São a preparar a exposição do BioAromas e a mesa com as nossas delícias BioAromas: a tarte de amêndoa com alecrim, a tarte de grão com tomilho limão e os patês de grão com manjericão, orégãos e cebolinho que o professor Miguel e os colegas prepararam na escola. Também tínhamos Chágria e três infusões quentes. Quando eu estava na exposição BioAromas, com a Inês vendemos pacotes de infusão e informámos as pessoas dos preços de cada produto. Ajudámos a ver na lista dos participantes e recebemos dinheiro e demos o devido troco. Ao fim do dia ainda tive tempo de ir brincar para o parque com os meus colegas. De seguida fui jantar com eles e o que mais gostei foi do bacalhau com quinoa. Gostei do dia da atividade.     

Camila Inácio

 


topo