Ano XII - Jornal N.º 23 - Janeiro de 2004

Edição ON LINE

Home PageEditorial
Notícias da Escola
Biblioteca Escolar / Centro de Recursos
Matemática e Ciências da Natureza
Os Poetas
Os Pequenotes
Natal
Actualidades
Outros Temas
Pós-Editorial

Pós-Editorial

ANO NOVO, VIDA NOVA

O 2003 passou. Deixou marcas, positivas, negativas, boas, menos boas... Cada um sabe, deve saber, de si. O 2004 surgiu eufórico, festivo, com grandes esperanças...

O 2º período escolar iniciou-se no quinto dia do ano. Apesar de gasta ao longo dos tempos, gostava de sublinhar a velha máxima: ANO NOVO, VIDA NOVA. Não pode viver-se o ano novo como se viveu o ano velho. Há que sacudir da vida aquilo que não presta, aquilo que não deixa viver, aquilo que dificulta uma boa prestação nos trabalhos. Há, por outro lado, que criar outra atitude para que a vida tenha de facto novidade. E essa novidade passa pela mudança que cada um deve operar no seu viver quotidiano. Exige um esforço pessoal, uma vontade firme, um desejo contínuo de tornar tudo melhor em nós e à nossa volta. Sem uma mudança de atitude, assumida com coragem e alegria, não se consegue passar de um estado de descrença, de indiferença, de adormecimento, de preguiça para um estado de confiança, de trabalho, de responsabilidade, de vida nova.

O mundo envolvente não nos inspira essa mudança e os exemplos que nos dá, na maior parte dos casos, deixam muito a desejar, empurrando-nos muitas vezes para aquilo que não queremos. Daí que também cada um se deixe penetrar e possuir por uma atitude de vigilância para que possa descobrir princípios e valores que ajudem a construir a própria vida.

Desde esta página formulamos, para toda a comunidade escolar, votos cordiais para um ano de 2004 repleto das maiores venturas.

P. José Francisco
(Delegado do 8º Grupo A)