|
|
Parlamento dos Jovens
Os representantes da nossa escola na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens (Filipe; Luís; Bruno; Eunice; Catarina e Duarte) Como já vem sendo hábito, a nossa escola participou de novo no programa Parlamento dos Jovens. Este ano teve uma particularidade, os alunos do Ensino Básico também resolveram participar. Como neste ano se comemora os 100 anos da República, o tema foi sensível a esta problemática, levando os jovens a discutir e a apresentar medidas que melhorem este regime político vigente na nossa sociedade. Depois de uma campanha eleitoral participativa, realizaram-se as eleições para apurar os “deputados” para a Sessão Escolar. Esta realizou-se no dia 8 de Janeiro na qual foram eleitos para representar a nossa escola na Sessão Distrital, que este ano decorreu em Belmonte, os alunos Catarina Lourenço (12ºC) e Duarte Alves (12º C), como deputados efectivos, e Filipe Tavares (12ºB), como deputado suplente.
Eleições para a Sessão Escolar, dia 10 de Dezembro
Sessão Escolar de 8 de Janeiro
Também contámos com a presença, na Sessão Distrital, do aluno Luís Farinha (11ºA) que fez parte da mesa e ajudou o presidente na condução dos trabalhos ao longo de toda a sessão. Os nossos “deputados” foram os primeiros a apresentar o Projeto da nossa escola e a defender as nossas medidas, perante uma assembleia cheia de jovens e respectivos professores. Levavam a “lição” muito bem estudada, pois conseguiram responder às muitas questões que os “deputados” das outras escolas lhes fizeram.
Os deputados, Duarte e Catarina, a defender o nosso Projeto e constituição da mesa
Paralelamente ao Parlamento Jovem, a nossa escola participou no Projeto Euroescola, que este ano vai de encontro ao “Ano Europeu da Luta contra a Pobreza e Exclusão Social”. A defender este Projeto estiveram os alunos Eunice Paisana (11º A) e Bruno Laia (11ºC), apresentando algumas medidas de combate à pobreza e à exclusão social, nomeadamente, a promoção da educação e formação ao longo da vida; o incentivo à criação de emprego próprio para os cidadãos das classes mais desfavorecidas (o microcrédito); e o empreendedorismo económica e socialmente sustentado e justo. Depois de muitas horas de “treino” e muitos nervos à mistura conseguiram fazer-se ouvir e convenceram o júri de que as medidas da nossa escola eram as melhores e as mais eficazes no combate à pobreza e exclusão social. Por isso, dia 26 e 27 de Abril irão a Lisboa representar o nosso distrito.
Participantes no Euroescola (Bruno e Eunice)
A todos os alunos que neste dia se empenharam e dignificaram o nome da nossa escola um muitíssimo OBRIGADO!
Professoras Paula Dias e Andreia Ferreira |