página inicial

home page

Critérios de Avaliação

 

 

 

voltar

Novas experiências

Na educação pré-escolar a área do conhecimento do mundo é a área que permite á criança perceber e interagir com o mundo que a rodeia. Importa pois estimular a sua curiosidade natural, o seu desejo saber e compreender o porquê das coisas exercitando a sua capacidade de observar e o seu desejo de experimentar.

Ficam então aqui alguns testemunhos das muitas atividades em que as crianças participaram e que foram planificadas tendo em vista os objetivos da Área do conhecimento do Mundo.

Atividades experimentais no Centro de Ciência Viva de Moitas, “Manteiga da Floresta”, “Caldeirada de papéis”, “Aromas da Floresta” e “Bolo da caneca”, “Fábrica de velas”.

 

Nós no jardim de infância de Proença-a-Nova participámos ativamente na recolha de papel e pilhas para reciclar que depois entregámos no viveiro da Câmara Municipal. Como prémio fizemos uma visita guiada ao viveiro e recebemos uma linda plantinha cada um e que agora vai alegrar as nossas casas e as salas da nossa escola.

 

Os meninos dos jardins de infância de Moitas e Proença-a-Nova juntaram-se mais uma vez e pintaram um lindo cenário para depois contarem a história de perlimpimpim, “ A borboleta e a flor”, aos companheiros das turmas do 1º ano do Centro Educativo de Proença-a-Nova.

 

No dia 22 de março de 2012 o Centro de Ciência Viva da Floresta promoveu uma atividade no jardim das Moitas integrada no projeto "Uma floresta na escola". Foram colocadas pelas crianças várias sementes: pinheiro bravo, manso e de carvalho, em pacotes de leite com terra, que serviram de vaso para as sementinhas. Depois de regadas elas foram etiquetadas. Esta atividade foi do agrado das crianças.

 

No dia 15 de março de 2012, as crianças do jardim das Moitas escolheram a cor da gravata que levaram para casa para os seus pais escreverem nela o que era "ser pai" com a respetiva ilustração. Surgiram respostas muito engraçadas e interessantes e com elas ficámos a saber uma novidade, uma criança ia ter um irmão ou uma irmã. Depois as gravatas foram colocadas num coração gigante. Com esta atividade integrada no tema sobre o dia do pai valorizou-se a relação criança/jardim/família. No dia 19 de Março elas levaram um diploma para oferecer aos seus pais, prendinha que fizeram no jardim de Infância.

 

Ouvir uma história no jardim de infância é bom mas ouvir na casa de uma avó ainda é melhor, foi o que aconteceu no dia 9 de março onde as crianças do jardim das Moitas se deslocaram a casa da D. Maria de Jesus, avó da Leticia. Quando chegámos, a mãe da criança fez uma dança de roda. Depois entrámos e a D.Susana, madrinha da criança selecionou duas histórias "A cinderela" e o "João, pé de feijão" para as crianças verem, uma no computador e outra na televisão. No final houve uma surpresa para as crianças. Na sala de aula fizeram o registo gráfico das histórias. Esta atividade foi realizada na semana da leitura.

Departamento de Educação Pré-Escolar


topo