|
|
PROJETO ESCOLA BIOAROMAS DIA DA ALIMENTAÇÃO assinalado no dia 14 de Outubro 2011 Realizou-se mais uma atividade do Projeto Escola BioAromas com a colaboração do CCVF da Floresta. Foi a 2ª edição da oficina “A Utilização das PAM-Plantas Aromáticas e Medicinais na Alimentação”. Aconteceu no dia 14 de Outubro de 2011 numa comemoração do Dia Mundial da Alimentação. Esteve aberta à comunidade escolar e não só, participaram quase 40 amigos. As inscrições foram feitas on-line no site do CCV da Floresta. (www.floresta.cienciaviva.pt) Aconteceu no CCV da Floresta e teve como formador, o Chef Rui Lopes, Professor da Escola Profissional de Alcobaça. A atividade começou com o envio e leitura do correio electrónico enviado pelo Chef Rui para conhecimento das receitas.
Ficámos a saber os ingredientes necessários e fizemos a sua listagem. Alguns dos produtos foram trazidos de casa pelos alunos (marmelos, ovos, limões, queijo fresco, batata, azeite, jeropiga, cebolas e as beldroegas). Os restantes produtos foram comprados no Eco Marche e no Talho Pereira. As ervas aromáticas foram dos nossos canteiros.
No dia anterior fizemos a montagem do painel e organizamos o espaço no CCV da Floresta, bem como uma pequena mostra dos nossos produtos.
No próprio dia, e com a companhia do Chef Rui realizámos as compras dos produtos frescos.
Como foi necessária muita preparação fomos de seguida para o CCVF. As beldroegas foram escolhidas com muita atenção enquanto o almoço era confeccionado (massa carbonara). Fomos almoçar para a esplanada. Que maravilha!
À tarde, no laboratório deitamos mãos ao trabalho: as azeitonas foram descaroçadas; lavamos as batatas, os marmelos, as pêras e o tomate; retiramos o miolo dos figos; descascámos e cozemos as cebolas; migámos as castanhas, ralámos os marmelos e as batatas; Batemos os ovos para panar os bifes de frango; Misturamos a carne de cabra com os couscous, os ovos. E tudo isto aromatizado pelas nossas ervas.
Foi uma correria para ter tudo pronto: rechear figos, cebolas, sardinhas, bifes de frango, fazer as almôndegas e envolve-las no bacon; Preparar as bebidas: ferver o leite com as sementes de cardamomo, bater as mangas com os iogurtes, cortar as laranjas em rodelas fininhas.
À hora combinada, começaram a chegar os nossos amigos que tiveram oportunidade de ver uma pequena mostra dos produtos BioAromas e das plantas ao natural. Chegou também a “LocalVisão” que nos entrevistou. ( ver vídeo ) O Chef Rui iniciou a oficina com um “Refresco de iogurte e manga com hortelã pimenta” e a “Jeropiguissíma” com hortelã que acompanhou uns otimos “Figos roxos recheados com queijo de cabra fresco e tomilho limão” e a “Tostada de requeijão de ovelha com pimentos caramelizados e erva príncipe”.
Os alunos André, Hugo e Sara foram os grandes assistentes do Chef e iniciaram na ajuda da confecção das “Sardinhas revoltadas com broa e orégãos e alecrim fresco em ramo”, “Rolinhos de cabra com couscous e hortelã” e “Peito de frango com farinheira e castanhas, perfumado com alfazema e semente de funcho” que foram acompanhadas por “Cebolas assadas com azeitona e manjerona”, uma “Fritada de batata com tomilho”, umas belas “Batatas abafadas com salva e hortelã da ribeira”, “Arroz cremoso de couve e farinheira e coentros” e “Beldroegas com flor de sal e redução de balsâmico”.
Para a sobremesa ficámos deliciados com umas “Pêras da Beira Caramelizadas com poejo e canela” e “Bolinhos de marmelo com sultanas e erva doce”.
Agradecimentos a todo o pessoal do CCVF, em especial as fadas do lar Edite e Sónia que foram incansáveis. Ao município que foi importante para a logística e transporte. Ao amigo Luís Sequeira que nos presenteou com um néctar de uva bicasta que foi muito elogiado. Gratos pela disponibilidade do Chef Rui Lopes, que é um excelente comunicador e um profissional muito atencioso para com todos e em especial para os alunos. A boa mesa vem do coração. |