página inicial

home page

Critérios de Avaliação

 

 

 

voltar

Saída de campo

BioAromas

Ervas da Zoe     Escola Superior Agrária de Castelo Branco

Dando cumprimento ao Plano Anual de Actividades, no passado dia 4 de Outubro, os alunos da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca de Proença-a-Nova que beneficiam de Currículo Especifico Individual  fizemos uma saída de campo, à empresa de plantas aromáticas, medicinais e condimentares, “Ervas da Zoe” no Ladoeiro, e à Escola Superior Agrária em Castelo Branco, no âmbito do Projeto Escola BioAromas.

Depois do entusiasmo da viagem, chegamos ao destino, cheios de vontade de conhecer e aprender coisas novas.

Na Quinta das Mentas – “Ervas da Zoe” pudemos constatar que quase todas as plantas eram iguais às do BioAromas. É um Projeto com a nossa idade, teve inicio à quatro anos, em Outubro de 2007.

Sobre a Erva Príncipe aprendemos mais sobre o seu corte e como a manter guardando as plantas mãe em estufa. É muito sensível.

A nossa Equinácia está mais bonita e produtiva que a do campo. Temos tido muito cuidado quando a colhemos.

As Maravilhas no nosso Viveiro também estão mais floridas. As nossas meninas são especialistas na apanha e desfolhagem. Ficou o contato para possível fornecimento.

O Tomilho-Limão que vimos é que nos impressionou pela extensão da produção. Assim como os vários tipos de Tomilhos: Vulgar, Sal-puro e Bela-Vista. Tem muita procura como planta condimentar.

Ficámos surpresos pela variedade da Perpétua. Têm igual à nossa, Perpétua Roxa e também Perpétua Morango. Ofereceram-nos semente para nós fazermos um canteiro.

Mais novidades, foi o Manjericão Canela, o Manjericão Anis, a Salva e o Hissopo anisado, do qual saboreámos a folha verde que nos parecia rebuçados “Dr. Bayar”.

Visitámos a área de secagem, corte e embalamento do qual retirámos mais conhecimento sobre a funcionalidade dos secadores e tabuleiros.

Ficámos muito agradecidos ao casal Rosário Martins e Henrique Manso que tendo vindo de Lisboa apostaram na produção de plantas de forma biológica.

Mais informação no sítio: http://www.wix.com/quintadasmentas/ervasdazoe#!sobre-nos

Despedimo-nos e dirigimo-nos à Escola Superior Agrária onde almoçamos na cantina.

Como era o Dia do Animal aproveitámos esta saída para  fazer uma visita à  quinta onde observámos animais, tais como:  ovelhas e borregos, vacas e vitelos, cavalos e uma égua que se chamava Ritinha. Também pudemos tocar em alguns deles e  dar-lhes comida.

De seguida, tivemos a oportunidade de montar a cavalo. Esta foi, sem dúvida, a melhor parte. Alguns alunos estavam ansiosos e cheios de alegria, pois foi uma experiência única. Outros, um pouco receosos, perderam o medo.  Quem sabe se não terá sido a sensibilização para uma possível futura Hipoterapia...

Temos a agradecer a autorização do director, a disponibilidade da Dra. Fernanda que foi a nossa guia e o tratador da Ritinha, Sr. Joaquim que foi simpático com todos.

Foi um dia especial, porque os animais cativam sempre qualquer adolescente, o conhecimento não ocupa lugar e o convívio entre todos é o nosso caminho.

Gratos à Câmara Municipal que nos disponibilizou o transporte e permitiu que os amigos Luís Sequeira e Isabel Gaspar nos acompanhassem.  Do CCVF acompanhou-nos a Edite Fernandes e Vitor Bairrada, nossos amigos sempre atentos.


topo