página inicial

home page

Critérios de Avaliação

 

 

 

voltar

Día de Reyes

No dia 6 de Janeiro comemorou-se o Dia de Reis. Em Espanha, é neste dia que se abrem os presentes que são trazidos pelos reis magos na noite de 5 para 6 de Janeiro. Em muitas cidades espanholas, na tarde de 5 de Janeiro, realiza-se a “Cabalgata de Reyes”, um desfile que tem como protagonistas os três Reis Magos, durante o qual estes oferecem guloseimas a quem assiste, principalmente às crianças. Depois do desfile, regressa-se a casa e janta-se em família. Antes de irem para a cama, as crianças deixam os sapatinhos na janela, desejando que os Reis Magos aí deixem as tão desejadas prendas. No dia seguinte, pela manhã, acordam bem cedinho para abrirem os presentes que os Reis deixaram. Neste dia, feriado em Espanha, almoça-se em família e à tarde lancha-se “Roscón de Reyes” acompanhado de um delicioso “Chocolate Caliente”.

A lembrar esta última tradição, na Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, também se pôde comer uma fatia de “Roscón de Reyes” ou “Turrón”, beber um “Chocolate Caliente” ou “” (Chá), na tarde de dia de Reis.

Na UEE através de pesquisas na internet os alunos viram vídeos da confecção dos bolos.

Depois de termos os ingredientes, de manhã começamos a preparação.

Primeiro, a dona Cristina fez a massinha com o fermento de padeiro, farinha e água. Ficou a levedar. Enquanto crescia, descascamos os amendoins, trituramos as amêndoas e as nozes. Cortamos em pedacinhos as frutas cristalizadas. Fizemos a pesagem de todos os ingredientes e iniciamos a confecção. A Sara, com a leitura da receita ia dando as instruções.

Ficou a levedar enquanto fomos almoçar.

Após o almoço tendemos os bolos nos tabuleiros. Fizemos a sua decoração dando largas à imaginação pincelando com ovo batido, colocando os frutos secos e cristalizados e também com compotas de vários frutos (kiwi, abóbora, morango, figo e cereja).

Fomos à Panificadora Bernardo cozer nos seus fornos.

Conforme saiam quentinhos eram pincelados com geleia de marmelo e polvilhados com açúcar em pó. Que lindos ficaram.

Enquanto isso, os alunos do Curso de Educação e Formação – Serviço de Mesa, orientados pela docente Vera da Garça, prepararam as mesas e todo o serviço na sala de professores. Às 16h chegaram quentinhos os tão esperados bolos-rei, que depois de terem sido servidos pelos vários blocos, foram dados a provar na sala de professores a partir das 16.15. Foram confeccionados de duas qualidades diferentes: uns com frutos secos e compotas, outros com frutas cristalizadas. Estavam de comer e chorar por mais! E que docinho estava também o “turrón”! Contudo estas iguarias aqueceram ainda mais o dia frio que se fazia sentir, acompanhados pelo delicioso chocolate quente e pelos chás revigorantes preparados no âmbito do Projeto Bio-Aromas.

As turmas de Espanhol também não deixaram passar este dia tão especial. Depois de elaborarem estrelas relativas ao dia de Reis, ofereceram as suas estrelas a membros da comunidade educativa neste dia. No dia anterior, 5 de Janeiro, os alunos de Espanhol  juntamente com a docente, elegeram as melhores quatro estrelas (tarefa bastante difícil, pois havia trabalhos muito bons). No dia de Reis, os executantes das estrelas ofereceram-nas aos quatro membros da Direcção Executiva. As estrelas contempladas pertenceram às alunas Vânia Dias e Carolina Azinheiro, do 9ºA e às alunas dos 8º B e C, respectivamente, Andreia Cristóvão e Cristiana Mendes.

A actividade decorreu de forma bastante positiva, envolvendo de forma agradável todos os que nela participaram.

Graças à colaboração de todos, Direcção, Professores, Funcionários e Alunos, o Dia de Reis não passou despercebido na Escola e foi bastante agradável.

¡Feliz día de Reyes!

Departamento de Línguas – Disciplina de Espanhol

Unidade de Ensino Estruturado

Cef – Serviço de Mesa

(Estrelas vencedoras)

(Pormenor do lanche)

(A Sara empenhada na leitura da receita)

(Na Padaria Bernardo)

(Na preparação da massa)


topo