página inicial

home page

Critérios de Avaliação

 

 

 

voltar

Reconstituição Histórica de

uma Noite dos anos 20

Tendo vindo a desenvolver trabalho de investigação no âmbito da rubrica programática da disciplina de História do 9.º ano de escolaridade “Os Loucos Anos 20”, as turmas A, B e C do 9.º ano 2007/2008 propuseram-se organizar uma actividade de reconstituição histórica, no contexto daquela disciplina curricular, aberta à comunidade escolar, pretendendo desta forma encerrar com “ar de festa” o ano lectivo em curso, mediante a gestão informal de conteúdos científicos leccionados.

A actividade foi organizada pelos alunos suprareferidos e respectiva docente da disciplina de História (Dr.ª Isabel B. Garcia, D.T. do 9.º B), tendo como colaboradores da sua dinamização as directoras de turma dos 9.ºs A e C (Dr..ª Olinda Soares e Dr.ª Madalena Catarino), a docente de Área de Projeto do 9.º A, Dr.ª Isabel Pereira, contando, por obviosidade, com a imprescindível colaboração intrínseca da estrutura executiva da escola, com a equipa da Biblioteca Escolar (exposição simultânea de trabalhos dos alunos sobre os anos 20), prof. Mário Cardoso, Dr. Paulo Santiago, Dr.ª Maria da Luz Alves, Dr.ª Noémia Cardoso, Dr.ª Cristina Catarino, a dedicação da auxiliar D. Fátima Mota,  a boa vontade de tantos outros colaboradores e com a restante comunidade escolar.

A logística necessária pautou-se pela simplicidade. Assim também o rigor, o possível, em concordância com a lógica do “bom senso e bom gosto”.

Na noite de 5 de Junho transacto, a Escola Pedro da Fonseca encheu-se do glamour dos roaring twenties. Na passadeira vermelha, desfilaram os participantes. No acolhimento, o salão de chá e a amena conversação das jovens à la garçonne em final de tarde.

Na Biblioteca, aguardava a exposição de objectos dos anos 20 (agradecemos a amabilidade no empréstimo à Dr.ª Lúcia Soares, ao Dr. António Manuel Silva, ao Sr. Ricardo Rodrigues, ao Dr. António Paisana e aos encarregados de educação que disponibilizaram colchas adamascadas, pano de fundo dos espaços/cenários improvisados). A revista ABC, uma campânula de grafonola, máquinas fotográficas coevas, uma máquina de escrever, telefonias, manequins trajados “à anos 20”, associados à interactividade hodierna dos meios informáticos na projecção dos trabalhos dos alunos sobre cambiantes da década de vinte do século passado.

O jantar decorreu à la Carte, en français, com retoques subtis da cozinha portuguesa. Desde os amusebouches de foie gras et saucisson, passando por la marée, la viande, chegou-se em clima de grande animação aux gourmandises e aux péches, com o serviço de café acolitado de recheados bombons.

Ao “restaurante” seguiu-se a audição radiofónica do programa nocturno da “Rádio Alegria”, tão característico da época. A seguir, entrou-se no Night Club, onde o jazz e o charleston imperaram, na fantástica actuação da banda formada pelos alunos de Educação Musical do 9º ano. O baile e a diversão constituíram-se corolários da noite, que se prolongaria por bem mais tempo, se tal somente dependesse da vontade dos nossos alunos.

Para finalizar, um júri previamente constituído pela Dr.ª Paula Dias, Dr. António Silva, Dr.ª Maria da Luz Alves, Dr.ª Madalena Catarino e Dr.ª Manuela Nunes, escolheu como o aluno mais bem trajado da noite o jovem João António Farinha, do 9º A e, na mesma categoria, a aluna Catarina Gonçalves, da mesma turma.

Uma actividade desta natureza só adquire sentido na participação empenhada e divertida que cada um é capaz de lhe conferir. Indubitavelmente, foi o que aconteceu. Em ambiente de festa, de saudável convívio, sob uma atmosfera de época inconfundível e assaz divertida, a que nem as flappers lograram escapar.

Isabel Bessa Garcia

topo