página inicial

home page

Critérios de Avaliação

 

 

 

voltar

Aprender fazendo...

Olá Primavera!

A Primavera chegou com suas cores e cheiros... e deliciamo-nos a escrever coisas lindas com os nossos pais sobre esta estação do ano na semana da leitura. Surgiram muitas poesias com muita imaginação e criatividade e com elas fizemos um painel da primavera que ficou muito colorido. Depois na sala do jardim com as aparas dos lápis pintamos a poesia que trouxemos de casa. Adoramos fazer esta nova técnica de pintura para nós desconhecida.

 

A Hora do conto

Na hora do conto fomos ouvir a história “O lobo culto” na Biblioteca Municipal.

 

Na semana da leitura, contámos histórias com livros que trouxemos de casa para os nossos amigos da sala. Foi muito divertido!

 

O topógrafo

Neste mês fomos à Biblioteca participar na atividade “As profissões”. Vimos o topógrafo que era o senhor Pedro. Aprendemos muitas coisas. E vimos um filme do Bob Construtor. Enquanto esperávamos pela nossa vez, fizemos uma dança de roda “A Machadinha”. Gostámos muito.

 

A Horta Pedagógica “Os vegetais”

No dia 15 de março começamos a fazer a nossa horta pedagógica com o tema “Os vegetais”, ideia sugerida pelo pai do Tomás. Primeiro, cortámos os garrafões da água para fazer os canteiros e nas garrafas fizemos buracos para colocar as palhinhas para regarem os canteiros com as plantas e as sementes. Como essa tarefa é perigosa, a professora fez. Os nossos pais trouxeram as plantas e as sementes que escolhemos e vieram ajudar-nos a fazer a nossa hortinha. São várias as espécies que temos plantadas nos garrafões desde alfaces, couve roxa, brócolos, espinafres, cebolinho, rabanetes, cenouras, tomateiro, alface, couve-flor, couve e feijoeiro. Foi um momento únicos que não iremos esquecer. Agora regamos a horta quando é preciso, para as plantinhas crescerem. É divertido ter uma horta na nossa escola. E se alguém quiser aparecer, fica desde já convidado. Estamos à sua espera.

 

O borboletário

Começamos a criação do bicho da seda. Somos nós que temos a tarefa de alimentar estes bichinhos e de mantermos a sua casa limpa. Em cada dia da semana dois meninos têm essa tarefa. Continuámos com a criação de lagartas que depois de nascerem as borboletas vamos colocá-las em liberdade. Já nasceram mais duas borboletas “cauda de andorinha”. São os encarregados de educação e as crianças que fazem chegar à sala do jardim estes insetos.

 

Ida ao Viveiro Municipal

No dia 21 de março fomos ao Viveiro Municipal de Proença fomos trocar resíduos por plantas e no local fizemos uma pintura com muita imaginação e criatividade. No final levámos uma planta para casa e que temos que tratar com muito cuidado e carinho.

A educadora de infância

Helena Silva


topo