página inicial

home page

Critérios de Avaliação

 

 

 

voltar

24 de Outubro de 2011

DIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

A estação pardacenta abre caminho ao oitavo mês do calendário latino – Outubro, mês dedicado às bibliotecas escolares (International School Library Month). A 24 comemorou-se o dia das bibliotecas escolares, também assim no nosso agrupamento, com a entrega de marcadores de leitura (Bookmark Project) pela Biblioteca Pedro da Fonseca aos alunos do 5º ano

e com a visita de Ho Chi Minh, princesa da China, contadora de histórias, à Biblioteca Escolar do Centro Educativo, que presenteou os alunos caloirinhos com A Estrelinha Pálida, da autoria de Pedro Seromenho, magnificamente ilustrada pelo próprio.

Era uma vez a noite mais estrelada de todas as noites! O céu estava tão cintilante que parecia feito de ouro! Havia estrelas de todos os tipos, tamanhos e feitios. Enquanto umas desfilavam pomposas, com óculos de sol e brincos de diamantes, outras, vaidosas, soltavam os cabelos para mostrarem os colares de pérolas. Pareciam autênticas estrelas de cinema! Todas elas brilhavam radiantes, encantando quem as olhava. Todas, quer dizer, não é bem assim. É que no meio daquele céu, de estrelas radiantes e vaidosas, havia infelizmente uma que não brilhava.”

Assim começa a história de Pálida, cujo início não resisti a transcrever. A Pálida é uma das estrelas que formam a constelação do Cruzeiro do Sul, a qual descerá à Terra para procurar o seu brilho. Do fundo do mar à Lapónia, passará pela casa de um casal muito especial que a ajudará a perceber que, afinal, ela brilhava como ouro, entre as suas brilhantes irmãs-estrelas, Mimosa, Rubídia, Intrometida e Mágui, a “Estrela de Magalhães” (navegador português Fernão de Magalhães).

A Prof.ª Bibliotecária - Isabel Garcia


topo