página inicial

home page

Critérios de Avaliação

 

 

 

voltar

O Dia da Europa

A Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca comemora o Dia da Europa.

Os professores de Geografia e de Educação Musical do 7º Ano da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca comemoraram o Dia da Europa. O Dia da Europa é a 9 de Maio, porque foi nesse dia no ano de 1950 que Robert Schuman proferiu à imprensa, a declaração de Jean Monnet sobre a importância da união dos países da Europa como forma de recuperação dos efeitos da guerra. Como o dia 9 coincidia com o fim-de-semana, de acordo com as indicações do Instituto Jaques Delors, os professores responsáveis pela actividade decidiram comemorar a efeméride no dia 7, Sexta-feira, sensibilizando antecipadamente os alunos para o significado da data.

A comemoração consistiu na exposição de trabalhos dos alunos do 7º Ano no átrio interior dos blocos, apresentação de um power point por alunos do 12º Ano da turma C às turmas do 7º Ano sobre a “Construção Europeia – etapas e desafios”, distribuição de bandeiras de países da União Europeia à comunidade Escolar, apresentação à comunidade educativa do Hino da Europa pelos alunos de Educação Musical do 7º ano, hino esse que é o prelúdio ao hino da alegria, quarto andamento da nona sinfonia de Beethoven. Em seguida realizou-se o acto simbólico do hastear da bandeira da União Europeia. Realizou-se também o “Almoço da Europa” na cantina com a colaboração imprescindível da direcção da escola, serviu-se com uma ementa variada, pautada por uma gastronomia de várias regiões, desde o Mediterrâneo ao Báltico. Serviu-se assim para surpresa dos alunos, uma sopa Aljota de Malta, Porco Alourado, da Lituânia acompanhado com Gratin Dauphinois de França, Salada Choriátiki oriunda da Grécia e como sobremesa Creme Catalana, típico de Espanha.

Pouco habituados a esses sabores os alunos mostraram-se surpresos e satisfeitos por poder “viajar pela Europa” na cantina da escola, ficando a conhecer um pouco melhor os hábitos alimentares de outros países. Este almoço pôs em prática o lema da Europa “Unida na Diversidade”.

Foi uma comemoração simples, mas com muito significado, a articulação entre diferentes saberes, entre diferentes níveis de ensino e de várias culturas, que resultou em bons momentos de convívio, mas também de aprendizagem. Assim se desenvolveu o respeito pelas diferenças e o sentido de cidadania Europeia.


topo